(47) 34471612 | 34471841   

(47) 99771549


MEMP lança Cartilha de Emendas Parlamentares 2026 com foco no fortalecimento dos pequenos negócios

MEMP lança Cartilha de Emendas Parlamentares 2026 com foco no fortalecimento dos pequenos negócios

  • 29/10/2025


    O documento traz novas iniciativas em relação à edição anterior, incluindo programas voltados à educação empreendedora, inovação, internacionalização, empreendedorismo feminino e fortalecimento das cadeias produtivas do artesanato

    O Ministério do Empreendedorismo (MEMP) lançou a Cartilha de Emendas Parlamentares 2026 , uma ferramenta que auxilia deputados e senadores na escolha de projetos estratégicos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo brasileiro.

    A publicação apresenta um panorama detalhado das ações conduzidas pelas secretarias do ministério — Secretaria Nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e MEI e Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios —, com informações técnicas sobre o público-alvo, tipos de beneficiários, modalidades de aplicação, valores mínimos e natureza das despesas.

    Segundo o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, a nova edição reafirma o compromisso do governo em incentivar atividades que gerem emprego, renda e inovação.

    As emendas parlamentares são um instrumento fundamental para levar o empreendedorismo a todos os cantos do país. Com esta cartilha, os parlamentares têm à disposição um guia claro e objetivo para apoiar ações que de fato transformam a realidade dos pequenos negócios” , destacou o ministro.

    O documento traz novas iniciativas em relação à edição anterior, incluindo programas voltados à educação empreendedora, inovação, internacionalização, empreendedorismo feminino e fortalecimento das cadeias produtivas do artesanato. Também há destaque para ações estruturantes da SMEPP, como o Observatório das Micro e Pequenas Empresas, o Cadastro Nacional de Empresas, o Capacita DREI e o Plano de Monitoramento da Política Nacional das MPEs.

    Atualmente, o Brasil reúne mais de 25 milhões de empreendedores formalizados, sendo 16 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), 8,5 milhões de microempresas e 1,4 milhão de empresas de pequeno porte, responsáveis por cerca de 80% dos empregos formais e 30% do PIB nacional.

    Fonte: Agência Gov